Sabe aquele “tudum” ou “plim plim”? Aposto que você reconhece esses sons em qualquer lugar e identifica as marcas sem que eu precise dizer o nome! Isso é uma estratégia de sound branding, ou branding sonoro.
A marca sonora é o uso de sons e músicas para criar identificação de uma marca através da audição que podemos relacionar com o uso do marketing sensorial.
Entendendo isso, a Vale do Xingu buscou desenvolver sua identidade sonora de forma única e que representasse não apenas a emissora, mas que tivesse a essência da região.
Surgiu então a pergunta: que sons representam a nossa região e a essência da Vale do Xingu? E a resposta foi clara e objetiva: o “Rio Xingu”.
“Temos um amor pelo rio, e sabemos que não só os altamirenses, mas também todas as pessoas que vêm na região e conhecem o rio, compartilham dele. A ideia de criar essa identidade sonora é distribuir um pouco desse amor e desse orgulho que temos do Xingu”, detalha o diretor da emissora, Leonardo Barros.
A partir daí foram capturados sons locais incluindo o das águas do rio Xingu, para construção da identidade sonora da emissora.
Para o publicitário Robson Ferri, diretor da agência RF, a construção do ID sonoro traz um pacote de identidade trazendo nas notas musicais a mensagem da Vale do Xingu.
‘’ O grande desafio na construção desse som, dessa identidade da Vale do Xingu foi fazer com que ele não ficasse com a cara daqui de São Paulo ou de outra região, mas tivesse toda a sinergia com a região rica de natureza. Teve um trabalho muito interessante que foi justamente ir ao rio Xingu e fazer gravações dos sons das águas e isso chegou aqui em São Paulo e foi maravilhoso. Cada som que ia sendo construído a gente ficava empolgado porque o que queremos é que a região se identifique. ‘’ Concluiu Ferri
O resultado final foram 10 trilhas para diferentes tipos de temas: entretenimento, jornalismo, cultura entre outros e a assinatura sonora da emissora que passa a fazer parte de toda programação da Vale do Xingu FM e posteriormente da nova identidade da TV Vale do Xingu e seu conteúdo na internet.
“Sabemos da força que os meios de comunicação de massa têm para fixação da marca na cabeça das pessoas. Acreditamos que em pouco tempo o público assimile a nova identidade sonora que passa a fazer parte do seu cotidiano ”, conclui Barros.