Sons do Rio Xingu: Vale do Xingu lança identidade sonora

ThumNail Identidade Sonora Vale do Xingu

Sabe aquele “tudum”  ou  “plim plim”? Aposto que você reconhece esses sons em qualquer lugar e identifica as marcas sem que eu precise dizer o nome! Isso é uma estratégia de sound branding, ou branding sonoro.

A marca sonora é o uso de sons e músicas para criar identificação de uma marca através da audição que podemos relacionar com o uso do marketing sensorial.

Entendendo isso, a Vale do Xingu buscou desenvolver sua identidade sonora de forma única e que representasse não apenas a emissora, mas que tivesse a essência da região.

Surgiu então a pergunta: que sons representam a nossa região e a essência da Vale do Xingu? E a resposta foi clara e objetiva: o “Rio Xingu”.

“Temos um amor pelo rio, e sabemos que não só os altamirenses, mas também todas as pessoas que vêm na região e conhecem o rio, compartilham dele.  A ideia de criar essa identidade sonora é distribuir um pouco desse amor e desse orgulho que temos do Xingu”, detalha o diretor da emissora, Leonardo Barros.

A partir daí foram capturados sons locais incluindo o das águas do rio Xingu, para construção da identidade sonora da emissora.

Para o publicitário Robson Ferri, diretor da agência RF, a construção do ID sonoro traz um pacote de identidade trazendo nas notas musicais a mensagem da Vale do Xingu. 

‘’ O grande desafio na construção desse som, dessa identidade da Vale do Xingu foi fazer com que ele não ficasse com a cara daqui de São Paulo ou de outra região, mas tivesse toda a sinergia com a região rica de natureza. Teve um trabalho muito interessante que foi justamente ir ao rio Xingu e fazer gravações dos sons das águas e isso chegou aqui em São Paulo e foi maravilhoso. Cada som que ia sendo construído a gente ficava empolgado porque o que queremos é que a região se identifique. ‘’ Concluiu Ferri

O resultado final foram 10 trilhas para diferentes tipos de temas: entretenimento, jornalismo, cultura entre outros e a assinatura sonora da emissora que passa a fazer parte de toda programação da Vale do Xingu FM e posteriormente da nova identidade da TV Vale do Xingu e seu conteúdo na internet.

“Sabemos da força que os meios de comunicação de massa têm para fixação da marca na cabeça das pessoas. Acreditamos que em pouco tempo o público assimile a nova identidade sonora que passa a fazer parte do seu cotidiano ”, conclui Barros.

BLOG

Veja Também

No data was found
We've decrease our wait times to the tiniest amount, alongside the minimum withdrawal limit. mostbet First, you should create an account, in the event that you haven’t done so already. roʻyxatdan Mostbet Bangladesh accepts adult (over 18+) gamblers and betters. doimiy All of the features of your authoritative site are also available in the fresh Mostbet application. qimor o’yinlarida