A Vale do Xingu anuncia a inauguração do seu projeto de energia solar sendo a primeira da região no seu segmento a produzir mais de 30% da energia que consome. Além de ser uma tecnologia econômica e renovável, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e também contribui para um país mais sustentável. São diversos benefícios como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais.
Atualmente somando a Sede (10.455 kWh) e o Master (26.856 kWh) a emissora totaliza 37.314 kWh de consumo mensal, sendo o transmissor de 12.000 W da Vale do Xingu FM que atinge oito municípios, o principal responsável por boa parte desse custo.
Para implantação do projeto foi necessária uma área de 1786,4 m² onde foram instalados 250 painéis fotovoltaicos que juntos podem produzir em média 11.896 kWh mensalmente, evitando a emissão de mais de 100.000 CO2 em um ano, o equivalente ao absorvido por 14.960 árvores.
A Vale do Xingu continua investindo em projetos buscando equilibrar o seu desenvolvimento e a preservação do meio ambiente de forma que seja capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.