Vale do Xingu conquista primeiro Selo Solar da região Xingu

Vale do Xingu Selo Solar

Certificado Solar Vale do Xingu

O Selo Solar é uma certificação criada no ano de 2012 pelo IDEAL (Instituto de Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina), em parceria com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

O projeto foi fortemente apoiado pelo grupo de cooperação alemã ao desenvolvimento sustentável e pelo Banco Alemão de Desenvolvimento. O objetivo é valorizar as empresas como a Vale do Xingu que defendem e investem na consciência ambiental.

Em Julho deste ano, a emissora inaugurou seu projeto de energia solar, sendo a primeira da região no seu segmento a produzir parte da energia que consome.

A certificação pode ser obtida por empresas privadas, instituições públicas, casas, lojas, prédios residenciais e comerciais. A única coisa que precisará é apresentar documentos que comprovem a geração e/ou a utilização de uma taxa mínima de energia solar ao ano.

Um dos principais objetivos do Selo Solar é, justamente, dar destaque às empresas que investem e consomem energia fotovoltaica. Dessa forma, elas passam a ser reconhecidas pelo mercado como apoiadoras da responsabilidade ambiental e atuantes no quesito baixa emissão de carbono.

Para implantação do projeto da Vale do Xingu foi necessária uma área de 1786,4 m², onde foram instalados 250 painéis fotovoltaicos, que juntos podem produzir em média 11.896 kWh mensalmente, evitando a emissão de mais de 100.000 CO2 em um ano, o equivalente ao absorvido por 14.960 árvores.